Páginas

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

5 hábitos capazes de reduzir o risco de câncer de mama segundo a ciência


Essa semana, o site M de Mulher publicou uma matéria sobre 5 (cinco) hábitos capazes de reduzir o risco do câncer de mama segundo a ciência. Como esse assunto é de extrema importância, resolvemos colocar aqui no blog para as nossas leitoras ficarem mais informadas. 

"De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama afeta 1 em cada 15 mulheres brasileiras. Os avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de mama elevaram as chances de cura para 90% quando descoberto no início, mas a mortalidade continua alta - isso, pois 30% dos casos são diagnosticados em estágios avançados. A mamografia ainda é o principal método para descobrir tumores, mas, além da observação por exames, também é interessante pensar na prevenção a partir de hábitos saudáveis. Confira alguns deles:
Para de fumar
"Fumar tem se demonstrado em algumas populações como um fator capaz de aumentar o risco de câncer de mama", diz Dr. Anne McTiernan, pesquisador no instituto de pesquisa em câncer Fred Hutchinson e professor na Universidade de Washington. "Além disso, também é um grande risco para o câncer em geral, faz sentido parar".
Manter o peso
Se você está acima do peso ou obesa, seu risco de câncer é maior: um estudo comprovou que perder 5% do seu peso pode chegar a reduzir os fatores de risco de 25 a 40%. Segundo o doutor Peddi Parvin, da Universidade da Califórnia, isso acontece pois as células de gordura liberam substâncias, como o estrogênio, que aumentam o risco desse mal.
Incluir pimenta na dieta
Segundo Bharat Aggarwal, pesquisador da Universidade do Texas, estudos demonstram que a pimenta, o curry, a canela e o gengibre carregam componentes tóxicos às células cancerígenas. Já para o prato!
Praticar exercícios físicos
Praticar duas horas de exercício de intensidade moderada por semana pode reduzir de 3 a 5% o risco de câncer. "Se todos se movimentassem em atividades físicas, mudaríamos a realidade da saúde - o que inclui a diminuição dos riscos de câncer e problemas cardíacos", diz o doutor Susan Domchek da Universidade da Pensilvânia.
Consuma alimentos com fibras
Presentes nas frutas, vegetais e grãos integrais, as fibras contribuem para a saúde das mamas. Estudos demonstraram que a cada 10g desse nutriente incluso na dieta diária, o risco de câncer diminui em 5%."

Matéria retirada do site M de Mulher: www.mdemulher.abril.com.br 

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Outubro Rosa

Hoje começa outubro e com ele a campanha "Outubro Rosa" que alerta as mulheres para fazerem o auto exame preventivo de câncer de mama. Se detectado no início, o câncer tem grandes chances de cura. Embaixo vamos aprender como fazer esse exame em casa. Se você detectar algum nódulo ou caroço na sua mama, procure seu médico de confiança e investigue o que pode ser. 


Prevenção é o segredo!

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Setembro: mês do coração


O mês de setembro é considerado o mês do coração. Este mês serve como um alerta as pessoas a lembrar de cuidar da saúde do seu coração, que deve ser um cuidado diário.
Aqui vamos mostrar como ter uma vida e um coração mais saudável. Para isso é importante seguir algumas dicas:
     1. Não fume
Doenças causadas ou agravadas pelo fumo correspondem a 63% de mortes no planeta.

2. Controle o peso
A obesidade é um fator de risco para o coração, portanto é necessário manter um peso adequado a sua altura.

 3. Controle da pressão arterial
É importante sempre checar a sua pressão arterial, o valor considerado normal é 12 por 8. É relevante saber também se na sua família tem algum hipertenso e se for o caso, a pessoa deve ser acompanhada por um médico de sua confiança.

4. Faça uma dieta balanceada
Incluir frutas, verduras e legumes na sua dieta é de extrema importância para uma vida mais saudável e não abuse de alimentos com muito sal, gordura e açúcar.

5.Pratique um exercício físico
A atividade física é muito importante para ter uma vida saudável. Escolha uma que você se identifica mais e ficará mais fácil ficar saudável.

Cuide bem do seu coração para as grandes emoções que a vida tem!

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Relação entre Ansiedade e Depressão


Muitas pessoas consideram a ansiedade e a depressão como aspectos totalmente diferentes. Mas, assim como dizem que os opostos se atraem, ambos podem estar presentes na mesma pessoa. “Há um estudo conhecido como Kendell, que, após cinco anos de observação, constatou que o diagnóstico da depressão passa para a ansiedade em 2% dos casos e, no sentido contrário, 24% dos casos”, apontaa psicóloga clínica Priscila Gasparini. A verdade é que não se trata de uma contrariedade. Os sintomas de um dos quadros não impedem que os sinais do outro apareçam e, muitas vezes, a ansiedade acaba se tornando um gatilho para a depressão, até mesmo por causa dos pensamentos negativos que o ansioso tem sobre si. “Por isso, é importante buscar a ajuda de um especialista para evitar que qualquer um dos quadros se agrave.”

Matéria retirada do site revistavivasaude.uol.com.br 

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Anticoncepcional evitou 200 mil casos de câncer de útero na última década


O uso de anticoncepcionais orais protege a longo prazo de desenvolver câncer de endométrio, o tipo de tumor uterino mais comum, e na última década preveniu 200 mil casos, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira (6) pela revista médica britânica The Lancet Oncology Journal.
Um grupo de cientistas da Universidade de Oxford, especialistas em epidemiologia, estimou que nos últimos 50 anos foram evitados 400 mil casos de câncer de endométrio, nos países de renda mais alta, graças às pílulas anticoncepcionais.
Valerie Beral, pesquisadora principal do projeto e que lidera estudos internacionais sobre câncer de mama, ovários e endométrio, explicou que o "efeito protetor" da pílula se mantém no tempo e "persiste durante décadas".
As mulheres de 20 anos ou inclusive mais jovens seguem se beneficiando dos efeitos aos 50, quando a aparição de câncer é mais comum.

Notícia retirada do site www.r7.com 

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Bingo solidário Asgap


Olá pessoal!

No dia 1º de agosto a Asgap vai estar fazendo mais um bingo solidário para ajudar nas despesas da instituição. Contamos com a ajuda de todos. O convite individual custa R$ 15,00 e dá direito a 6 cartelas, assim fica fácil de ganhar, né?
Os prêmios são: 

1o sorteio = 1 jogo de camisolas + 1 jogo de toalhas de banho
2o sorteio = 1 liquidificador
3o sorteio = 1 tela de pintura
4o sorteio = 1 máquina de cappuccino
5o sorteio = 1 forno de microondas
6o sorteio = 1 tablet


Local: Clube Cassas Pinaúna - Itapuã
Horário: 11h às 16h

Estamos esperando por vocês!!

sábado, 11 de julho de 2015

Cuidados com a pele no inverno


A estação mais fria do ano chegou. E por causa desse frio, a nossa pele e cabelo sofrem algumas mudanças. A pele fica mais ressecada, áspera, chegando até descascar em alguns locais. Isso ocorre porque o clima fica mais seco e diminui a umidade do ar. Além disso, temos o hábito de tomar banhos mais quentes e demorados, o que também irrita a camada que temos na superfície da pele.
É importante tomar banhos menos demorados e usar hidratante todos os dias para evitar a perda de água na pele. Não se pode esquecer também dos lábios, que ressecam com facilidade em dias mais frios, um bom protetor labial é indispensável. 
No inverno é o período que ingerimos menos água por causa do frio, mas é importante tomar bastante água, pois ajuda a tratar o ressecamento da pele e hidratá-la. 
Não se pode esquecer também dos cabelos nesse inverno, pois é mais natural lavar o cabelo com água quente, o que não é ideal pois retira todo o óleo do couro cabeludo, e ele tem como função de proteger e lubrificar os fios. por isso que muitas vezes o cabelo fica seco e com pontas duplas. É preciso usar shampoo e condicionador de boa qualidade, adequado a seu tipo de cabelo e hidratá-lo sempre. Evite água quente quando for lavar os fios, prefira água morna. 
Uma última dica, antes de dormir é preciso secar bem os fios, pois pode aumentar a oleosidade do cabelo, provocando o surgimento de fungos e bactérias no couro cabeludo.

Agora é só curtir o que o inverno tem de bom!

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Diagnóstico precoce para 18 tipos de câncer



A biomédica Deborah Zanforlin, da Universidade Federal de Pernambuco criou um biossensor para detectar o câncer de mama em estágios iniciais. Depois de passar por alguns testes, ficou comprovado que ele é capaz de flagrar a doença antes de qualquer outro método apenas com uma amostra de sangue. Diante de resultados tão promissores, a especialista quer ir além e tornar o biossensor capaz de identificar 18 tipos de tumores, como de pulmão, fígado e estômago. Para isso, aliou-se à administradora Laura Barbosa e criou uma empresa startup chamada Bio. A intenção é encurtar o caminho entre suas descobertas e a população. Pensando em estruturar tal iniciativa, as duas se inscreveram em um curso de empreendorismo chamado “MITx Global Entrepreneurship Bootcamp”, no renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos. A Bio, que concorreu com cerca de 60 mil inscritos, foi selecionada para uma das 50 vagas do curso. Para arrecadar fundos para a viagem de Deborah, foi criada uma campanha de financiamento coletivo no Kickante. Veja no vídeo a proposta da Bio para uma nova forma de diagnóstico de câncer: https://www.youtube.com/watch?v=Vs3bfsk1M-k
Matéria retirada da Revista Saúde É Vital. 

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Homem com anticorpos raros doa sangue há 60 anos e salva 2 milhões de bebês

·     


Desde que tinha 18 anos, o australiano James Harrison, hoje com 78, doa sangue e com esse gesto foi capaz de salvar a vida de aproximadamente 2 milhões de recém-nascidos, segundo informações do canal Fox 13 Now.
A cada semana, durante seis décadas, médicos usam seus anticorpos para produzir a vacina Anti-D, usada para tratar mulheres grávidas que sofrem com a doença de Rhesus, ou eritroblastose fetal, uma enfermidade hemolítica causada pela incompatibilidade do fator Rh no sangue da mãe e do bebê. Estima-se que ele doou sangue mais de 1.000 vezes ao longo da vida.
Os médicos acreditam que o idoso, que hoje vive na costa central da Austrália, desenvolveu os anticorpos após ser submetido a uma operação torácica aos 14 anos, quando seu pulmão foi removido. Ao saber que teve a vida salva por pessoas desconhecidas que doaram sangue, ele manifestou o desejo de repetir o gesto assim que fosse permitido. "Meu pai me contou que essa doação salvou a minha vida e eu disse 'então é isso, quando eu ficar mais velho vou salvar a vida de alguém", contou Harrison, que começou a doar sangue as 18 anos, idade mínima permitida pela Austrália.
A eritroblastose fetal acontece quando uma mãe de Rh negativo gera e dá à luz um bebê de Rh positivo, herdado do pai. Ela produz anticorpos anti-Rh, que tentam destruir o agente Rh do feto, considerado "intruso". Em uma segunda gravidez, esses anticorpos já presentes na corrente sanguínea podem atacar o feto com Rh positivo, destruindo suas hemácias (glóbulos vermelhos do sangue).
A produção da vacina anti-D evita que as mulheres desenvolvam esses anticorpos durante a gestação. "Na Austrália, até 1967, as mulheres tinham numerosos abortos e os bebês nasciam com danos cerebrais e os médicos não sabiam explicar o porquê", contou à CNN Jemma Falkenmire, do serviço de sangue Cruz Vermelha australiana.
Harrison tem sido o único doador desses anticorpos, salvando milhões de bebês tanto na Austrália quando em outros países do mundo. "Isso faz você se sentir bem consigo", disse Harrison à CNN, acrescentando que não vê a si mesmo como um herói.

O problema é que ele tem apenas três anos mais de contribuição para a medicina, já que o limite de idade para doação é de 81 na Austrália. Falkenmire afirmou que Harrison é "insubstituível", mas disse o serviço de sangue da Cruz Vermelha australiana espera que outro doador com os anticorpos venha em breve. "Tudo o que podemos fazer é esperar que haja pessoas generosas o bastante capazes de fazer o que ele fez, de maneira tão abnegada, e esperar que algumas delas também tenham os anticorpos", acrescentou. 
Noticia extraída do site www.uol.com.br 

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Cuidados na alimentação para quem é diabético.


Cuidados na alimentação para quem é diabético.
A dieta ideal para quem tem o problema varia para cada diabético. Um plano alimentar completo só pode ser oferecido se a pessoa fizer uma visita a um profissional qualificado, que observará os níveis glicêmicos e de colesterol, o peso, a atividade física do paciente e suas preferências alimentares. Entretanto, algumas recomendações são iguais para todos, como fazer três refeições por dia intercaladas com pequenos. Confira quais são esses cuidados: 

Arroz, pães e massas integrais
Os carboidratos presentes nesses alimentos são digeridos mais lentamente pelo organismo, liberando a glicose em pequenas doses. Isso é benéfico para o diabético, que não terá picos de índice glicêmico quando comer esse nutriente.
Porém, lembre-se de preferir sempre aos integrais, pois eles são ricos em fibras, que melhoram a ação da insulina.

Carboidratos simples e açúcar

Doces, pães e massas não precisam ser abolidos completamente da dieta do diabético. Entretanto, é preciso estar atento à quantidade.
Por isso, quando o portador de diabetes resolve comer um doce, deve reduzir o consumo de outras formas de carboidrato para manter a equivalência ou, no caso do dependente de insulina, aumentar a sua dose de insulina para aquela refeição.  

Frutas

É muito comum a pessoa achar que pode consumir frutas à vontade, pois são alimentos muito saudáveis. Mas, na verdade, não podem. 
Todas as frutas têm carboidratos simples, como a glicose. Só que, por conta das fibras e outros diversos nutrientes presentes nelas, podem ser consumidas em quantidades maiores que as de outros carboidratos simples. 
A recomendação para os diabéticos é ingerir no máximo três a quatro porções de fruta por dia, e sempre optando pelas menos calóricas.
O diabético tem que está sempre atento a alimentação, ingerido mais legumes e verduras e em poucas porções de cada vez.
Informações extraídas do site www.minhavida.com.br

domingo, 31 de maio de 2015

Anticorpo é desenvolvido por cientistas para combater leucemia.



Essa semana o site combate ao câncer www.combateaocancer.com divulgou uma novidade publicada na Revista Exame, que deixaram as pessoas mais confiantes, foi desenvolvido um anticorpo para combater a leucemia. 
Leia mais sobre o assunto!

Washington – Um anticorpo artificial demonstrou sua eficácia em ratos para eliminar células cancerosas, o que representa um avanço na imunoterapia para tratar a leucemia mieloide aguda, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira pela revista científica “Science Translational”.
O anticorpo MGD006 remaneja as células T para combater este tipo de leucemia, que é muito difícil de tratar e carece de um tratamento efetivo.
As células T são um tipo de célula imunológica cuja função é reconhecer substâncias estranhas na superfície de outras células e matá-las, para o que produzem substâncias solúveis que têm efeitos sobre tumores e células infectadas com vírus.
A leucemia mieloide aguda é um tipo de câncer produzido nas células da linha mielóode dos leucócitos, que se caracteriza pela rápida proliferação de células anormais que se acumulam na medula óssea e interferem na produção de glóbulos vermelhos normais.
Trata-se do tipo de leucemia aguda mais comum em adultos e sua incidência aumenta com a idade, embora seja uma doença relativamente rara em nível global.
As imunoterapias testadas até agora se centraram no antígeno CD123, com presença excessiva nesta leucemia e outros tipos de câncer.
O anticorpo MGD006, desenvolvido pelo pesquisador Gurunadh Chichili e sua equipe, funde fragmentos de dois anticorpos diferentes: um para o antígeno CD123 da leucemia e outro para o antígeno CD3 das células T.
Em uma semana de tratamento contínuo, o anticorpo eliminou as células com leucemia em ratos e, aplicado durante quatro semanas em macacos, os animais não experimentaram efeitos colaterais graves.
Fonte: Revista EXAME e site Combate ao Câncer. 

terça-feira, 19 de maio de 2015

Dia Nacional de Combate a Cafaleia


Hoje, 19 de maio é dia nacional de combate à cefaleia.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) este problema atinge cerca de 90% da população mundial. A dor de cabeça é uma das principais causas de automedicação no Brasil, mas a melhor forma de tratá-la é ir ao médico para fazer um acompanhamento seguro.
Há alguns fatores que causam a dor de cabeça como passar longos períodos sem se alimentar, problemas na visão, uso frequente de analgésicos, indício de uma doença mais grave, entre outros fatores. Por isso é tão importante procurar um especialista.
Vale ressaltar que mudanças no estilo de vida, como praticar exercícios físicos e adotar uma dieta equilibrada, são essenciais para a melhora dos sintomas.

terça-feira, 24 de março de 2015

Dia mundial de combate à tuberculose


Hoje, 24 de março é o dia mundial de combate à tuberculose. Essa data foi criada em 1982, pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Naquele ano completava 100 anos da descoberta do bacilo causador da doença, pelo médico Robert Koch.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges. É transmitida de pessoa para pessoa quando tosse, espirra ou fala perto de um portador da doença. Mas é curável quando o paciente se submete ao tratamento correto. Mas para a cura, o paciente deve fazer todo o tratamento até o fim.
Tosse contínua por mais de 3 semanas, com produção de secreção acompanhado de sangue,  febre, suor excessivo pela noite, indisposição, fraqueza, perda de apetite e peso estão entre os principais sintomas.
A principal forma de prevenção da doença é através da vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) que o bebê toma assim que nasce. Inclui também evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.


terça-feira, 10 de março de 2015

Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo


Hoje, dia 10 de Março é o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo. Uma data escolhida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para alertar a população sobre as doenças causadas pela falta de exercícios físicos. Segundo pesquisas, cerca de 70% das pessoas do mundo são sedentárias e estão sujeitas a desenvolver doenças cardíacas e obesidade, mas já existe um aumento da preocupação por parte das pessoas em iniciar uma atividade física, ainda que seja na Terceira Idade. 
Trinta minutos diários de atividade física como subir escadas ao invés de usar os elevadores, pedalar no final do dia, ir caminhando ao trabalho, supermercado e escola são suficientes para diminuir em 50% o risco de males ligados ao sedentarismo, além de reduzir significativamente a incidência de hipertensão, estresse e depressão.
Mas para que tudo corra bem é aconselhável consultar um médico para verificação do estado de saúde atual e de um profissional da área de Educação Física para orientação das melhores atividades físicas já que a recomendação não é igual para todos.

segunda-feira, 9 de março de 2015

AMIGOS :

Estamos realizando o sorteio desta "Joia" que nos foi doada por uma amiga que muito ajuda a ASGAP.
O sorteio será no dia 20 de junho de 2015 pela centena do 1ºpremio da Loteria Federal.
O valor de cada bilhete é R$.5,00 e o talão com 20 bilhetes pode ser adquirido por quem tiver disposto a ajudar a ASGAP.
Poderemos entrega-lo pessoalmente ou envia-lo por correio.



Quem estiver disposto a cooperar, pode entrar em contato conosco pelos
                                    tels. (71) 3242-1809/3242-1809
Podendo também solicitar pelo e_mail  contato@asgap.com.br
Caso você que é de Salvador desejar participar comprando algum bilhete,faça o contato acima que mandaremos entregar-lhe.
Ficaremos bastante felizes se você também    AJUDAR A ASGAP A AJUDAR.
Deus lhes pague !!

domingo, 8 de março de 2015

8 de março- Dia internacional a mulher




Sabem como surgiu o dia internacional da mulher?
Desde o final do século 19, organizações femininas originário de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a fazerem greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.
O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país.
Apenas em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.
Ao longos de tantos anos, as mulheres lutaram pelos seus direitos e até hoje precisam mostrar que são tão capazes quanto os homens. Nós da ASGAP desejamos um feliz dia da mulher para aquelas que lutam todos os dias e tem orgulho de ser mulher.


Salve o Dia Internacional da Mulher !!

Olá pessoal !
Que este dia (8/3) dedicado à mulher seja de muitas alegrias para todas, principalmente para aquelas que juntamente com tantos outros abnegados, fazem o que podem pela ASGAP.
O trabalho de apoio que se faz pelos pacientes carentes, principalmente os do interior, que veem a Salvador para tratamento, nada adiantaria se não fosse o que vocês fazem!!

Fomos protegidos e ajudados por muitos que já nos deixaram. Queremos aproveitar esse espaço para reverenciar a memoria daqueles que se foram e que em vida deram tanto pela ASGAP !!
Postamos essa imagem da nossa Irmã Dulce, pelo fato dela ter sido um grande exemplo de mulher batalhadora e que sempre se preocupou com os necessitados.
Vamos em frente e que continuemos a :
                                "  AJUDAR   A   ASGAP   A   AJUDAR  "

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Reunião da Comissão de Eventos

COMISSÃO DE EVENTOS

Foi realizado dia 7/2 do corrente , uma reunião na ASGAP para formalizar a "Comissão de Eventos".
Na pauta da reunião foram tratados os seguintes assuntos :
1-Analise e tomada de posição para colocar em pratica os PLANOS apresentados por Mariana Gaspari e  Maria Aparecida D.dos Anjos ,
2-Providencias para formação de Grupos ,
3-Reuniões mensais com associados e pessoal da "cesta básica",
4-Comemoração de aniversários e datas
4-1 - Dia dos Pais  4-2 - Datas Comemorativas
5-Equipes para desenvolver e ajudar na realização de :
5-1-Almoços  5-2-Jantares 5-3-BINGO 5-4-Festivais 5-5-Seminarios , etc.
Ainda foi combinado de imediato, a realização da "RIFA" de uma joia doada por uma associada que muito colabora com a ASGAP.
Essa rifa será realizada com a venda de cupons que serão confeccionados em breve.
Ficou combinado uma nova reunião da comissão para o dia 7/3.
Esperamos que as ações da equipe que forma a "COMISSÃO DE EVENTOS" surta os resultados que darão à ASGAP mais condições de ajudar aos que a procuram!

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Pragrama para 2015 - Plano de Trabalho

Amigos que torcem pelo sucesso da ASGAP.
Queremos informar a todos vocês que estamos planejando ações para o ano de 2015.
Para tanto, juntamente com duas grandes amigas e colaboradoras da ASGAP, vamos nos reunir para analisarmos e colocar em pratica o PLANO DE AÇÕES que elas criaram.
O planejamento esta dividido em duas ações : AÇÕES INTERNAS e AÇÕES EXTERNAS.
Essas ações visam tornar a instituição mais conhecida e captar mais recurso financeiro, material e humano.
Esperamos que essa reunião se realize o mais rapidamente possível, já que janeiro esta indo embora.
Alguns tópicos do PLANO :
Modernização de layout do site, blog e atualização do facebook.
Programa de visitação à instituição.
Programa de captação de voluntariado.
Bazar, Bingo, Quermesse, Jantar Beneficente, Campanha de Doação Permanente, Selos "Amigos da ASGAP".                                
Daremos noticias tão logo isso aconteça.

Nosso ano de 2015...


2014 foi um ano de muitas realizações para a Asgap. Para 2015, esperamos que seja melhor ainda, com muitas outras conquistas!!  
Contamos com a ajuda de amigos e doadores para nos manter e gostaríamos de contar com você também!
Pode ser? Conheça um pouco mais sobre a Asgap no www.asgap.com.br
Lá você encontrará todas as informações sobre o nosso trabalho e o que for necessario para nos ajudar!
Um grande 2015 para todos nós!