Páginas

terça-feira, 24 de março de 2015

Dia mundial de combate à tuberculose


Hoje, 24 de março é o dia mundial de combate à tuberculose. Essa data foi criada em 1982, pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Naquele ano completava 100 anos da descoberta do bacilo causador da doença, pelo médico Robert Koch.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges. É transmitida de pessoa para pessoa quando tosse, espirra ou fala perto de um portador da doença. Mas é curável quando o paciente se submete ao tratamento correto. Mas para a cura, o paciente deve fazer todo o tratamento até o fim.
Tosse contínua por mais de 3 semanas, com produção de secreção acompanhado de sangue,  febre, suor excessivo pela noite, indisposição, fraqueza, perda de apetite e peso estão entre os principais sintomas.
A principal forma de prevenção da doença é através da vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) que o bebê toma assim que nasce. Inclui também evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário