Páginas

domingo, 7 de setembro de 2014

"PRECONCEITO NÃO AJUDA NA CURA"
O grande desafio inicial no enfrentamento do quadro já começa no próprio nome da doença. “Câncer é uma palavra forte. Existe todo um condicionamento em cima disso. As pessoas têm medo de pronunciar a palavra. Aliás, toda vez que se fala em câncer, é num tom mais baixo, quase sussurrando. Por quê? Porque câncer mata. Realmente, câncer mata, mas doenças cardíacas, diabetes etc. também matam, e ninguém vê um cardíaco ou um diabético com medo de afirmar que o é. Ao contrário, um cardíaco diz: sou cardíaco. E parece que dá status o número de pontes de safena. Ele abre o peito, mostra a cicatriz”, explica o médico Baltazar de Melo.
            Meri Faquellet, ex-paciente da Asgap, confirma o imenso preconceito que cerca a enfermidade. “Existe muito tabu, muita coisa que não se conversa. A mim irrita alguém falando assim: Mary, você tem certeza que já teve? Outro dia minha vizinha me perguntou: é verdade que você teve CA? Respondi: não. Eu tive câncer, eu não sei o que é CA. Quando temos amigdalite, não dizemos: Tive AM. Acho que devemos falar. A mim ajudou muito fazer isso”, assegura. Valdete Sarmento, familiar de um beneficiado pelas ações da entidade, complementa esse raciocínio. “Desde que cheguei ao Grupo, ouço relatos de reações preconceituosas às pessoas que têm câncer. Nunca é demais lembrar que o preconceito resulta de desinformação e egoísmo. Para quem ainda não sabe, câncer não é contagioso. E só a humildade nos dá a dimensão real de que todos nós somos vulneráveis. Com certeza, nos sentiríamos muito magoados e injustiçados se fôssemos nós, ou alguém a quem amamos, os alvos da discriminação”. Outra ex-paciente, Cristiane Silva, recomenda: “Sempre que possível, amparem a quem estiver doente, seja a doença que for. Nunca se recusem a ajudar. Beije, abrace, aperte a sua mão. Anime-o, porque isto facilita muito a sua recuperação. Ninguém pediu para adoecer. Pode acontecer na vida de qualquer um”, adverte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário