Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

COMBATE AO FUMO


Hoje, 29 de agosto é o dia mundial de combate ao fumo e segundo a OMS (Organização mundial de saúde), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Fumar faz mal porque o fumo quando queimado produz mais de quatro mil substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas.

No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal, que corresponde a 90% dos casos da doença. Ao final do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitável. O consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Comparados aos não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão. Além desse, o cigarro também pode causar câncer de boca. 

Um comentário:

  1. Completando :Portanto, evitar que a prática fumo seja iniciada é uma grande passo para evitar o surgimento do câncer de pulmão, além de outros tipos de cânceres e outros tipos de doenças como as cardiovasculares.
    Essa prática é importante, já que os fumantes passivos, que são as pessoas que convivem com os fumantes também estão passíveis de adquirir doenças relacionadas ao fumo.

    ResponderExcluir